Visando auxiliar e tratar os problemas jurídicos que podem ocorrer na área trabalhista, a advocacia trabalhista pode atender tanto os trabalhadores como empregadores ou tomadores de serviço afim de promover a defesa dos interesses dos mesmos conforme o Direito Trabalhista.
Antes de nos aprofundarmos na profissão do advogado trabalhista, vamos entender melhor sobre o Direito do Trabalho e como ele funciona:
Com o objetivo principal de regular a relação jurídica entre empregado e empregador, o Direito Trabalhista é regido por normas e princípios do Direito do Trabalho, sendo uma das principais a CLT.
Independentemente do tamanho ou proporção do empregador, ambos os lados devem saber de seus direitos e deveres para que se haja harmonia e uma melhor experiência no ambiente de trabalho.
A atuação jurídica no trabalho se faz importante para garantir que, além da fonte de sustento do trabalhador, ele tenha também a segurança e um ambiente de trabalho saudável, preservando sua integridade e dignidade.
A falta de boas condições de trabalho ou comportamento abusivo pelo empregador fazem com que seja necessária uma ação judicial com o apoio de um advogado trabalhista para que possa defender os interesses do trabalhador.
Porém, não apenas o trabalhador, o advogado trabalhista também se preza a defender os empregadores, que também podem sofrer de injustiças e falsas acusações em relação ao trabalho prestado.
Advogado trabalhista: como ele atua
Dedicado a representar empregadores, empregados e sindicatos, o advogado trabalhista atua tanto em processos judiciários envolvendo estas partes quanto oferecendo orientação e suporte para que empresas e trabalhadores atuem em conformidade com as normas trabalhistas.
O profissional desta área é especializado no Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e também Direito Previdenciário, tendo como principais funções as seguintes:
• Petições a favor do empregado ou empregador;
• Comparecimento em audiências jurídicas para representar o seu cliente;
• Consultoria para empresas, no auxílio para evitar irregularidades e defesa jurídica.
As audiências para um advogado trabalhista geralmente são frequentes, tornando a boa oratória, comunicação e domínio da legislação um dos requisitos básicos para a sua atuação nas audiências para conseguir chegar num bom resultado, ou mesmo conseguindo bom acordo
Casos como demissões em massa em grandes empresas, acidentes no trabalho e questões de problemas em benefícios ou pagamento como FGTS, férias e 13° salário, vale transporte, atraso de salário, hora extra, adicionais de insalubridade, periculosidade, adicional noturno, intervalo intrajornada suprimido, etc, são problemas que normalmente são solucionados com o auxílio do advogado trabalhista.
Sua responsabilidade está em dar andamento aos processos trabalhistas, realizar contestações e embargos, sempre aplicando a boa conduta. É extremamente necessário que o advogado trabalhista entenda as dificuldades que possam ocorrer com ambas as partes e agir de forma empática e correta.